Norberto Fontana

terça-feira, 20 de janeiro de 2015


Nome
Norberto Fontana
País
Nascimento
20/01/1975
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
18 – (2 vezes)
Melhor Resultado
9 – (2 vezes)
Equipes
Site

Estatísticas de Norberto Fontana
GPs
4
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
210
Voltas como líder
0

Ano a ano de Norberto Fontana
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Sauber
4
0
0
0
0
0
210
0
0
0.00
0

Temporadas de Norberto Fontana
23

Resultados de Norberto Fontana
2 vezes
14º
1 vez
NC
1 vez

Corridas de Norberto Fontana
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
4
GP da Europa
17
Sauber
18
14
0
3
GP da Alemanha
17
Sauber
18
9
0
2
GP da Inglaterra
17
Sauber
22
9
0
1
GP da França
17
Sauber
20
NC
Rodada
0
 
Companheiros de Norberto Fontana
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Sauber Johnny Herbert
9
8
0
0
0
0
0
0
2
2
0
4

Norberto Edgardo Fontana (Arrecifes, 20 de janeiro de 1975) é um automobilista argentino.

A carreira de Fontana iniciou, como de costume, no kart, ganhando seu primeiro título aos 8 anos. Migrou aos monopostos em 1993, quando guiou na Fórmula Ford suíça. Ainda pilotou na Fórmula 3 alemã, no TC-2000 e na Turismo Carretera.

Fontana disputou quatro provas da Fórmula 1 pela equipe Sauber, todas em 1997. Mas aquele não foi o primeiro contato dele com um carro da categoria; em 1994, aos 19 anos, testou um carro da mesma Sauber, e chegou a ser sondado para substituir o austríaco Karl Wendlinger - fora da temporada após grava acidente em Mônaco - , mas acabou não sendo lembrado em nenhum momento, em virtude desua pouca experiência em monopostos - estreara apenas em 1993.

Sua carreira na F-1 foi conturbada, pois não completou nenhuma corrida na zona de pontos. Ainda foi alvo de uma polêmica no GP da Europa, realizado no circuito de Jerez de la Frontera. Segundo entrevista ao jornal argentino "Olé", Fontana recebeu ordens do diretor da Ferrari, Jean Todt, de bloquear a passagem do rival canadense Jacques Villeneuve. Sua equipe competia com motores Ferrari naquela época. O argentino abriu passagem para Schumacher e acabou bloqueando Villeneuve. Fontana, entre outras coisas, disse: "Tocou-me a mim. Tapei-o durante três ou quatro curvas, prejudicando-me. Nem Schumacher, nem Todt, me agradeceram."

Depois da fugaz participação em 1997, Fontana nunca mais foi lembrado por nenhuma equipe para disputar outras provas da F-1.

Três anos depois de sua curta carreira na F-1, Fontana foi contratado pela equipe Della Penna para suceder o norte-americano Richie Hearn para disputar a temporada 2000 da Fórmula CART. Não foi bem-sucedido em sua aventura na categoria, tendo disputado dez provas (falhou a classificação para o GP de Motegi), e marcando apenas dois pontos.

Posts Relacionados