JJ Lehto

sábado, 31 de janeiro de 2015


Nome
JJ Lehto
País
Nascimento
31/01/1966
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de JJ Lehto
GPs
70
Largadas
62
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
1
Pontos
10
Volta + Rápidas
0
Voltas
2802
Voltas como líder
0

Ano a ano de JJ Lehto
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Benetton
Sauber
8
0
0
0
0
0
389
0
0
0.13
1
Sauber
Sauber
16
0
0
0
0
0
678
0
0
0.31
5
Dallara
16
0
0
0
0
0
870
0
0
0.00
0
Dallara
16
0
0
1
1
0
596
0
0
0.25
4
Onyx
10
0
0
0
0
0
222
0
0
0.00
0
Onyx
4
0
0
0
0
0
47
0
0
0.00
0

Temporadas de JJ Lehto
1990
36
29
12
21
13
24

Resultados de JJ Lehto
1 vez
1 vez
1 vez
1 vez
4 vezes
5 vezes
6 vezes
10º
2 vezes
11º
3 vezes
12º
2 vezes
13º
2 vezes
NC
34 vezes
NQ
8 vezes

Corridas de JJ Lehto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
70
GP da Austrália
29
Sauber Mercedes
17
10
0
69
GP do Japão
29
Sauber Mercedes
15
NC
Motor
0
68
GP de Portugal
5
Benetton Ford Cosworth
14
NC
Rodada
0
67
GP da Itália
5
Benetton Ford Cosworth
20
9
0
66
GP do Canadá
6
Benetton Ford Cosworth
20
6
1
65
GP da Espanha
6
Benetton Ford Cosworth
4
NC
Motor
0
64
GP de Mônaco
6
Benetton Ford Cosworth
17
7
0
63
GP de San Marino
6
Benetton Ford Cosworth
5
NC
Batida
0
62
GP da Austrália
30
Sauber Sauber
12
NC
Acidente
0
61
GP do Japão
30
Sauber Sauber
11
8
0
60
GP de Portugal
30
Sauber Sauber
12
7
0
59
GP da Itália
30
Sauber Sauber
13
NC
Batida
0
58
GP da Bélgica
30
Sauber Sauber
9
9
0
57
GP da Hungria
30
Sauber Sauber
15
NC
Motor
0
56
GP da Alemanha
30
Sauber Sauber
18
NC
Rodada
0
55
GP da Inglaterra
30
Sauber Sauber
16
8
0
54
GP da França
30
Sauber Sauber
18
NC
Câmbio
0
53
GP do Canadá
30
Sauber Sauber
11
7
0
52
GP de Mônaco
30
Sauber Ilmor
11
NC
Acidente
0
51
GP da Espanha
30
Sauber Sauber
9
NC
Motor
0
50
GP de San Marino
30
Sauber Sauber
16
4
Motor
3
49
GP da Europa
30
Sauber Sauber
7
NC
Manuseio
0
48
GP do Brasil
30
Sauber Sauber
7
NC
Falha Elétrica
0
47
GP da África do Sul
30
Sauber Sauber
6
5
2
46
GP da Austrália
21
Dallara Ferrari
24
NC
Câmbio
0
45
GP do Japão
21
Dallara Ferrari
22
9
0
44
GP de Portugal
21
Dallara Ferrari
19
NC
Desgaste Físico
0
43
GP da Itália
21
Dallara Ferrari
14
11
Motor
0
42
GP da Bélgica
21
Dallara Ferrari
16
7
0
41
GP da Hungria
21
Dallara Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
40
GP da Alemanha
21
Dallara Ferrari
21
10
0
39
GP da Inglaterra
21
Dallara Ferrari
19
13
0
38
GP da França
21
Dallara Ferrari
17
9
0
37
GP do Canadá
21
Dallara Ferrari
23
9
0
36
GP de Mônaco
21
Dallara Ferrari
20
9
0
35
GP de San Marino
21
Dallara Ferrari
16
11
Motor
0
34
GP da Espanha
21
Dallara Ferrari
12
NC
Rodada
0
33
GP do Brasil
21
Dallara Ferrari
16
8
0
32
GP do México
21
Dallara Ferrari
7
8
0
31
GP da África do Sul
21
Dallara Ferrari
24
NC
Câmbio
0
30
GP da Austrália
22
Dallara Judd
11
12
0
29
GP do Japão
22
Dallara Judd
12
NC
Acidente
0
28
GP da Espanha
22
Dallara Judd
15
8
0
27
GP de Portugal
22
Dallara Judd
18
NC
Câmbio
0
26
GP da Itália
22
Dallara Judd
20
NC
Temperatura
0
25
GP da Bélgica
22
Dallara Judd
14
NC
Óleo
0
24
GP da Hungria
22
Dallara Judd
12
NC
Motor
0
23
GP da Alemanha
22
Dallara Judd
20
NC
Motor
0
22
GP da Inglaterra
22
Dallara Judd
11
13
0
21
GP da França
22
Dallara Judd
26
NC
Pneu
0
20
GP do México
22
Dallara Judd
16
NC
Motor
0
19
GP do Canadá
22
Dallara Judd
17
NC
Motor
0
18
GP de Mônaco
22
Dallara Judd
13
11
0
17
GP de San Marino
22
Dallara Judd
16
3
4
16
GP do Brasil
22
Dallara Judd
19
NC
Falha Elétrica
0
15
GP dos EUA
22
Dallara Judd
10
NC
Câmbio
0
14
GP da Hungria
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
13
GP da Alemanha
36
Onyx Ford Cosworth
25
NC
Abandono
0
12
GP da Inglaterra
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
11
GP da França
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
10
GP do México
36
Onyx Ford Cosworth
26
NC
Motor
0
9
GP do Canadá
36
Onyx Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
8
GP de Mônaco
36
Onyx Ford Cosworth
26
NC
Câmbio
0
7
GP de San Marino
36
Onyx Ford Cosworth
25
12
0
6
GP do Brasil
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP dos EUA
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
4
GP da Austrália
37
Onyx Ford Cosworth
17
NC
Falha Elétrica
0
3
GP do Japão
37
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
2
GP da Espanha
37
Onyx Ford Cosworth
17
NC
Câmbio
0
1
GP de Portugal
37
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0

Pódios de JJ Lehto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP de San Marino
22
Dallara Judd
16
3
4

Companheiros de JJ Lehto
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Onyx Stefan Johansson
10
3
0
4
0
0
0
0
2
1
2
1
Onyx Gregor Foitek
11
7
0
0
0
0
0
0
2
3
1
4
Onyx Stefan Johansson
28
27
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Dallara Emanuele Pirro
3
6
4
1
0
0
0
0
6
10
7
9
Dallara Pierluigi Martini
7
6
0
2
0
0
0
0
10
6
8
8
Sauber Karl Wendlinger
4
4
5
7
0
0
0
0
7
9
8
8
Benetton Jos Verstappen
9
5
0
2
0
0
0
0
1
1
0
2
Benetton Michael Schumacher
6
1
1
36
0
3
0
3
0
4
0
4
Sauber Heinz-Harald Frentzen
10
6
0
1
0
0
0
0
0
2
0
2

Jyrki Juhani Järvilehto, (Espoo, 31 de janeiro de 1966), mais conhecido como "JJ Lehto", é um ex-piloto de Fórmula 1.

A carreira de Lehto começou no kart, quando ele tinha apenas cinco anos, em 1971, e com apenas 14, competia na Fórmula Ford. Até 1988, dominou o automobilismo escandinavo, e isto atraiu o interesse do ex-piloto Keke Rosberg, que passou a ser seu empresário. Uma das primeiras decisões do campeão mundial de 1982 foi sugerir a mudança de nome do seu pupilo, que passou a ser J.J., iniciais de seus dois primeiros nomes, suprimindo ainda o Järvi do sobrenome, passando a ser chamado de J.J. Lehto.

Ainda em 1988, mudou-se para a Inglaterra, para disputar a Fórmula 3, tornando-se campeão da edição inglesa da categoria, e em seguida tentou a sorte na Fórmula 1, conciliando com seu trabalho na Fórmula 3000.

Depois de testes com a Ferrari, Lehto é chamado para pilotar para a estreante equipe Onyx, ao lado do veterano sueco Stefan Johansson.

Substituindo o franco-belga-luxemburguês Bertrand Gachot, demitido após uma temporada malsucedida, o jovem finlandês teria sua primeira chance no GP de Portugal (prova onde a Onyx obteve seu único pódio, com Johansson), mas não teve sucesso em obter a classificação. Sua estreia de facto foi na Espanha, onde abandonou. Falhou em tentar vaga no grid no GP do Japão, mas voltou a disputar uma etapa, na Austrália, mas também não chegou ao final.

Lehto ficou na Onyx em 1990, disputando mais duas provas (San Marino e Alemanha). Com a falência da escuderia, ficou sem equipe no resto do ano. Voltaria em 1991, pela Scuderia Italia,ao lado do italiano Emanuele Pirro.

Em San Marino, Lehto obtém seu único pódio na F-1 ao chegar na terceira posição, atrás das McLarens de Ayrton Senna e Gerhard Berger. Estes pontos lhe deram o 12º lugar na classificação geral. Permanece na equipe em 1992, mas suas prestações não foram bem-sucedidas, terminando o ano zerado.

Em 1993, o finlandês assina contrato com a Sauber, que estrearia naquele ano, tendo como companheiro de cockpit o austríaco Karl Wendlinger. Na primeira corrida dele pela nova equipe, marcou dois pontos, os primeiros da história da Sauber na categoria. Falha ao abandonar os GP's do Brasil e da Europa, mas chegou em 4º em San Marino. Lehto não pontuou mais na temporada, mas alcançou o 13º posto na classificação geral.

1994 foi o último ano de Lehto na F-1. Tendo assinado com a equipe Benetton, substituindo Riccardo Patrese, o finlandês acabou sofrendo um grave acidente durante teste em Silverstone, causando lesões na vértebra cervical, deixando-o de fora dos GP's do Brasil e do Pacífico. A estreia deu-se no fatídico GP de San Marino, onde nem chegou a largar - sua Benetton foi violentamente acertada pela Lotus de Pedro Lamy. Na ocasião, largaria em quarto, sua melhor posição de largada na F-1.

Fora de forma, Lehto viu sua vaga ser tomada pelo holandês Jos Verstappen, que o substituíra nas duas primeiras provas da temporada. Regressaria no GP da Itália, mas acabaria demitido da Benetton após o GP de Portugal. Lehto ainda voltaria à Sauber no GP do Japão, mas a desmotivação tomou conta do piloto, que deixou a F-1 após chegar em décimo lugar na Austrália.

Em sua carreira na Fórmula 1, J.J. Lehto marcou dez pontos e conquistou um pódio.

Quatro anos depois de ter deixado a F-1, Lehto retornaria a uma categoria de maior porte do automobilismo. Desta vez, o destino seria a CART (futura Champ Car), onde pilotaria para a equipe Hogan. Estreou no GP de Homestead, chegando em décimo-quarto. Seu primeiro ponto veio no GP do Rio de Janeiro, com um décimo lugar. Na etapa de Surfer's Paradise, Lehto quebrou um tabu: após seis anos sem chegar entre os cinco primeiros colocados, o finlandês conquistou a quinta posição. Lehto terminou a temporada em vigésimo lugar, com 25 pontos.

Desde 1990, Lehto competia nas 24 Horas de Le Mans, disputando outras quinze edições (não largou em cinco). Aposentou-se de vez das pistas em 2005, e em grande estilo: venceu a edição da/ tradicional prova, pilotando um Audi R8 juntamente com o dinamarquês Tom Kristensen e o alemão Marco Werner.

Desde 2001, é comentarista de Fórmula 1 em uma TV da Finlândia.

Em junho de 2010, J.J. Lehto voltou às manchetes, desta vez por causa de um acidente. A lancha que ele pilotava bateu em um pilar de uma ponte. Um amigo que estava com ele morreu ao ser arremessado para fora da lancha.

O ex-piloto foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar), e policiais chegaram a obrigá-lo a fazer o teste do bafômetro, pois havia a suspeita de Lehto estar embriagado. Ele chegou a declarar que não se lembrava do acidente, pois estava sob efeito de fortes medicamentos.

Seu mentor foi Keke Rosberg, campeão da modalidade em 1982, que sugeriu a Jyrki que simplificasse o nome. Atualmente, é comentarista de Fórmula 1 em uma TV da Finlândia.




 Registros nas 24 Horas de Le Mans
  • Anos 1990 - 1991, 1995 - 1997, 1999, 2002 - 2005
  • Times Richard Lloyd Racing, Kremer Racing, Kokusai Kaihatsu, GTC Competition, BMW Motorsport, Team Cadillac, Champion Racing
  • Melhor colocação 1º (1995, 2005)
  • Vitórias em classe(s) 2

Posts Relacionados