Jean-Marc Gounon

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015



Nome
Jean-Marc Gounon
País
Nascimento
01/01/1963
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
9 – (2 vezes)
Equipes

Estatísticas de Jean-Marc Gounon
GPs
9
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
362
Voltas como líder
0

Ano a ano de Jean-Marc Gounon
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Simtek
7
0
0
0
0
0
302
0
0
0.00
0
Minardi
2
0
0
0
0
0
60
0
0
0.00
0

Temporadas de Jean-Marc Gounon
32
29

Resultados de Jean-Marc Gounon
1 vez
11º
1 vez
15º
1 vez
16º
1 vez
NC
5 vezes

Todas as corridas de Jean-Marc Gounon na F1
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Abandono
Pts
9
GP de Portugal
32
Simtek
26
15
0
8
GP da Itália
32
Simtek
25
NC
Câmbio
0
7
GP da Bélgica
32
Simtek
25
11
0
6
GP da Hungria
32
Simtek
26
NC
Manuseio
0
5
GP da Alemanha
32
Simtek
26
NC
Motor
0
4
GP da Inglaterra
32
Simtek
26
16
0
3
GP da França
32
Simtek
26
9
0
2
GP da Austrália
23
Minardi
22
NC
Rodada
0
1
GP do Japão
23
Minardi
24
NC
Desistiu
0

Todos os companheiros de equipe de Jean-Marc Gounon na F1
Temporada
EquipeCompanheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Minardi Pierluigi Martini
17
10
0
0
0
0
0
0
1
1
0
2
Simtek David Brabham
9
10
0
0
0
0
0
0
4
3
1
6

Jean-Marc Gounon (Aubenas, 1 de Janeiro de 1963) é um ex-piloto de Fórmula 1 da França.

Gounon teve seu primeiro contato com o esporte a motor aos 15 anos, no kart, onde disputou diversos campeonatos durante sete anos. Em 1985, estréia em monopostos pela Fórmula Renault, sendo vice-campeão nos dois anos seguintes.

Na Fórmula 3, terminou a temporada de 1988 em quarto lugar e eleito o estreante do ano, mas vencendo o campeonato um ano depois. Já na Fórmula-3000, os resultados foram poucos expressivos, somando apenas duas vitórias nos três anos em que correu na categoria.

Em 1992, quando fez alguns testes pela equipe Larrousse, Gounon esteve próximo de conquistar a maior oportunidade de sua carreira. Mas a tão sonhada vaga na principal categoria do automobilismo mundial só apareceu na March, já a caminho da falência, o que não representava um bom negócio. Com a confirmação de que a equipe inglesa não disputaria a temporada de 1993, restou a Gounon esperar dez meses até que Giancarlo Minardi lhe desse uma chance em sua equipe, para substituir o brasileiro Christian Fittipaldi nas duas últimas etapas do campeonato.

Nesse caso, o dinheiro trazido por Gounon, graças a um generoso patrocínio do governo francês, falou mais alto do que o seu próprio talento. O motivo é que Minardi precisava saldar algumas dívidas com a Ford e assim garantir o fornecimento de motores para os GPs do Japão e da Austrália. Apesar da vaga garantida, a estréia de Gounon não foi das melhores, com dois abandonos nas duas etapas finais da temporada. Em 1994, Gounon disputaria algumas provas pela Simtek, mas novamente o dinheiro falou mais alto, desta vez a favor do falecido austríaco Roland Ratzenberger.

Após alguns meses de espera, Gounon faz sua estréia pela equipe no GP da França, mas o clima na Simtek já não era o mesmo depois da morte de Ratzenberger no GP de San Marino e o grave acidente de Andrea Montermini nos treinos para o GP da Espanha. Depois de sete provas disputadas, sempre largando da 13ª fila e obtendo resultados desanimadores (o melhor resultado foi o 9º lugar na França), Gounon abandonava para sempre o sonho da Fórmula 1.

Nos anos seguintes, passou a se dedicar exclusivamente às competições de turismo, entre elas a FIA GT e as 24 Horas de Le Mans, onde obteve relativo sucesso.
Imagens

Posts Relacionados