Nome |
Jean-Marc Gounon
|
País | |
Nascimento |
01/01/1963
|
Primeiro GP | |
Último GP | |
Melhor Grid | |
Melhor Resultado |
9 – (2 vezes)
|
Equipes |
Estatísticas de Jean-Marc Gounon
GPs |
9
|
Títulos |
0
|
Vitórias |
0
|
Poles |
0
|
Pódios |
0
|
Pontos |
0
|
Volta + Rápidas |
0
|
Voltas |
362
|
Voltas como líder |
0
|
Ano a ano de Jean-Marc Gounon
Ano | Equipe | Motor | GPs | 1º | 2º | 3º | Pódios | Poles | Voltas | VMR | Líder | Med Pts | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
7
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
302
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
2
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
60
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
Temporadas de Jean-Marc Gounon
32
|
29
|
Resultados de Jean-Marc Gounon
9º
|
1 vez
|
11º
|
1 vez
|
15º
|
1 vez
|
16º
|
1 vez
|
NC
|
5 vezes
|
---|
Todas as corridas de Jean-Marc Gounon na F1
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida |
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
9
|
GP de Portugal |
32
|
![]() |
26
|
15
|
0
|
||||
8
|
GP da Itália |
32
|
![]() |
25
|
NC
|
Câmbio
|
0
|
|||
7
|
GP da Bélgica |
32
|
![]() |
25
|
11
|
0
|
||||
6
|
GP da Hungria |
32
|
![]() |
26
|
NC
|
Manuseio
|
0
|
|||
5
|
GP da Alemanha |
32
|
![]() |
26
|
NC
|
Motor
|
0
|
|||
4
|
GP da Inglaterra |
32
|
![]() |
26
|
16
|
0
|
||||
3
|
GP da França |
32
|
![]() |
26
|
9
|
0
|
||||
2
|
GP da Austrália |
23
|
![]() |
22
|
NC
|
Rodada
|
0
|
|||
1
|
GP do Japão |
23
|
![]() |
24
|
NC
|
Desistiu
|
0
|
Todos os companheiros de equipe de Jean-Marc Gounon na F1
Temporada
|
Equipe | Companheiro |
Melhor Pos
|
Pontos
|
Vitórias
|
Poles
|
Corrida
|
Grid
| ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
![]() |
17
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
2
|
|
![]() |
![]() |
9
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
4
|
3
|
1
|
6
|
Jean-Marc Gounon (Aubenas, 1 de Janeiro de 1963) é um ex-piloto de Fórmula 1 da França.

Na Fórmula 3, terminou a temporada de 1988 em quarto lugar e eleito o estreante do ano, mas vencendo o campeonato um ano depois. Já na Fórmula-3000, os resultados foram poucos expressivos, somando apenas duas vitórias nos três anos em que correu na categoria.
Em 1992, quando fez alguns testes pela equipe Larrousse, Gounon esteve próximo de conquistar a maior oportunidade de sua carreira. Mas a tão sonhada vaga na principal categoria do automobilismo mundial só apareceu na March, já a caminho da falência, o que não representava um bom negócio. Com a confirmação de que a equipe inglesa não disputaria a temporada de 1993, restou a Gounon esperar dez meses até que Giancarlo Minardi lhe desse uma chance em sua equipe, para substituir o brasileiro Christian Fittipaldi nas duas últimas etapas do campeonato.
Nesse caso, o dinheiro trazido por Gounon, graças a um generoso patrocínio do governo francês, falou mais alto do que o seu próprio talento. O motivo é que Minardi precisava saldar algumas dívidas com a Ford e assim garantir o fornecimento de motores para os GPs do Japão e da Austrália. Apesar da vaga garantida, a estréia de Gounon não foi das melhores, com dois abandonos nas duas etapas finais da temporada. Em 1994, Gounon disputaria algumas provas pela Simtek, mas novamente o dinheiro falou mais alto, desta vez a favor do falecido austríaco Roland Ratzenberger.
Após alguns meses de espera, Gounon faz sua estréia pela equipe no GP da França, mas o clima na Simtek já não era o mesmo depois da morte de Ratzenberger no GP de San Marino e o grave acidente de Andrea Montermini nos treinos para o GP da Espanha. Depois de sete provas disputadas, sempre largando da 13ª fila e obtendo resultados desanimadores (o melhor resultado foi o 9º lugar na França), Gounon abandonava para sempre o sonho da Fórmula 1.
Nos anos seguintes, passou a se dedicar exclusivamente às competições de turismo, entre elas a FIA GT e as 24 Horas de Le Mans, onde obteve relativo sucesso.