Christian Fittipaldi

domingo, 18 de janeiro de 2015


Nome
Christian Fittipaldi
País
Nascimento
18/01/1971
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
4 – (3 vezes)
Equipes

Estatísticas de Christian Fittipaldi
GPs
43
Largadas
40
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
12
Volta + Rápidas
0
Voltas
2141
Voltas como líder
0

Ano a ano de Christian Fittipaldi
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Footwork
16
0
0
0
0
0
890
0
0
0.38
6
Minardi
14
0
0
0
0
0
742
0
0
0.36
5
Minardi
13
0
0
0
0
0
509
0
0
0.08
1

Temporadas de Christian Fittipaldi
18
14
15

Resultados de Christian Fittipaldi
3 vezes
1 vez
1 vez
1 vez
8 vezes
4 vezes
11º
2 vezes
12º
2 vezes
13º
2 vezes
14º
1 vez
17º
1 vez
DES
1 vez
NC
13 vezes
NQ
3 vezes

Todas as corridas de Christian Fittipaldi na F1
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Abandono
Pts
43
GP da Austrália
9
Footwork Ford Cosworth
19
8
0
42
GP do Japão
9
Footwork Ford Cosworth
18
8
0
41
GP da Europa
9
Footwork Ford Cosworth
19
17
0
40
GP de Portugal
9
Footwork Ford Cosworth
11
8
0
39
GP da Itália
9
Footwork Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
38
GP da Bélgica
9
Footwork Ford Cosworth
24
NC
Motor
0
37
GP da Hungria
9
Footwork Ford Cosworth
16
14
Transmissão
0
36
GP da Alemanha
9
Footwork Ford Cosworth
17
4
3
35
GP da Inglaterra
9
Footwork Ford Cosworth
20
9
0
34
GP da França
9
Footwork Ford Cosworth
18
8
0
33
GP do Canadá
9
Footwork Ford Cosworth
16
DES
Desclassificado
0
32
GP da Espanha
9
Footwork Ford Cosworth
21
NC
Motor
0
31
GP de Mônaco
9
Footwork Ford Cosworth
6
NC
Câmbio
0
30
GP de San Marino
9
Footwork Ford Cosworth
16
13
Rodada
0
29
GP do Pacífico
9
Footwork Ford Cosworth
9
4
3
28
GP do Brasil
9
Footwork Ford Cosworth
11
NC
Câmbio
0
27
GP de Portugal
23
Minardi Ford Cosworth
24
9
0
26
GP da Itália
23
Minardi Ford Cosworth
24
8
0
25
GP da Bélgica
23
Minardi Ford Cosworth
22
NC
Rodada
0
24
GP da Hungria
23
Minardi Ford Cosworth
14
NC
Suspensão
0
23
GP da Alemanha
23
Minardi Ford Cosworth
20
11
0
22
GP da Inglaterra
23
Minardi Ford Cosworth
19
12
Câmbio
0
21
GP da França
23
Minardi Ford Cosworth
23
8
0
20
GP do Canadá
23
Minardi Ford Cosworth
17
9
0
19
GP de Mônaco
23
Minardi Ford Cosworth
17
5
2
18
GP da Espanha
23
Minardi Ford Cosworth
20
8
0
17
GP de San Marino
23
Minardi Ford Cosworth
23
NC
Direção
0
16
GP da Europa
23
Minardi Ford Cosworth
16
7
0
15
GP do Brasil
23
Minardi Ford Cosworth
20
NC
Batida
0
14
GP da África do Sul
23
Minardi Ford Cosworth
13
4
3
13
GP da Austrália
23
Minardi Lamborghini
17
9
0
12
GP do Japão
23
Minardi Lamborghini
12
6
1
11
GP de Portugal
23
Minardi Lamborghini
26
12
0
10
GP da Itália
23
Minardi Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
9
GP da Bélgica
23
Minardi Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
8
GP da França
23
Minardi Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
7
GP do Canadá
23
Minardi Lamborghini
25
13
0
6
GP de Mônaco
23
Minardi Lamborghini
17
8
0
5
GP de San Marino
23
Minardi Lamborghini
25
NC
Câmbio
0
4
GP da Espanha
23
Minardi Lamborghini
22
11
0
3
GP do Brasil
23
Minardi Lamborghini
20
NC
Câmbio
0
2
GP do México
23
Minardi Lamborghini
17
NC
Rodada
0
1
GP da África do Sul
23
Minardi Lamborghini
20
NC
Alternador
0

Todos os companheiros de equipe de Christian Fittipaldi na F1
Temporada
EquipeCompanheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Minardi Gianni Morbidelli
6
7
1
0
0
0
0
0
5
8
4
9
Minardi Fabrizio Barbazza
4
6
5
2
0
0
0
0
6
2
8
0
Minardi Pierluigi Martini
8
7
0
0
0
0
0
0
3
3
2
4
Footwork Gianni Morbidelli
4
5
6
3
0
0
0
0
14
2
6
10

Christian Fittipaldi (São Paulo, 18 de janeiro de 1971), filho de Wilson Fittipaldi Júnior e sobrinho de Emerson Fittipaldi, é o único piloto brasileiro que já disputou provas da Champ Car e NASCAR Winston Cup, três das principais categorias do automobilismo mundial.

Christian foi diversas vezes campeão de Kart, vencedor de campeonatos como a Fórmula 3 Sul-americana e Fórmula 3000 Internacional, correu pelas equipes Minardi e Arrows da Fórmula 1, foi o segundo colocado nas 500 Milhas de Indianápolis de 1995 e venceu três provas na Champ Cars. Neste ano, Fittipaldi correu algumas provas da NASCAR Winston Cup, chegando a largar da sétima posição na etapa de Michigan.

Após ser campeão de Fórmula 3000 em 1991, Christian foi convidado pela Minardi para fazer testes, deixando os membros da equipe impressionados e marcou seu primeiro ponto com um sexto lugar no penúltimo GP da temporada, no Japão. Em 1993 conquistou o quarto lugar no primeiro GP do ano, na África do Sul, mas apesar dos avanços, desentendeu-se com a direção da equipe e foi dispensado quando faltavam dois GPs para o fim da temporada. Em 1994 Christian teve uma nova chance correndo pela Arrows, conquistou dois quartos lugares mas desistiu da Fórmula 1 e mudou-se para os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, Christian disputou corridas da Fórmula Indy pela Walker Racing, chamando a atenção no seu ano de estréia após conquistar o segundo lugar na tradicional 500 milhas de Indianápolis.

Em 1996 foi contratado pela equipe Newman/Haas, na já então desmembrada CART, conhecida no Brasil como Fórmula Mundial, mas quando sua carreira parecia decolar, Christian quebrou as pernas na 2ª etapa da temporada 1997 da CART (Grande Prêmio de Surfers Paradise, na Austrália) durante a corrida, e teve um acidente sério durante um treino em circuito oval, que lhe rendeu um coágulo sério no cérebro, do qual ele se recuperou. Ele se recuperou de ambos e voltou a correr, porém nunca mais da mesma forma.


Com sua carreira na Indy em risco, Fittipaldi voltou-se para a NASCAR. Ele fez três corridas na Busch Series entre 2001 e 2002, onde chamou a atenção de Richard Petty, dono da Petty Enterprises, pela qual fez mais algumas corridas na Winston Cup, divisão principal da NASCAR e participou das 500 milhas de Daytona em 2003.


Após deixar a Petty Enterprises, Fittipaldi co-pilotou o carro vencedor das 24 Horas de Daytona em 2004 e correu pela Stock Car Brasil em 2005. Atualmente ele pilota um dos carros da equipe brasileira da A1 Grand Prix. Depois Fittipaldi co-dirigiu o carro vencedor durante as 24 Horas de Daytona e reapareceu na Grand-Am após vencer uma corrida em Phoenix e anunciou que ele tinha assinado com a nova equipe de Eddie Cheever para 2006.

Ele co-dirigiu um Saleen S7R (com Terry Borcheller e Johnny Mowlem) nas 24 Horas de Le Mans 2006 e terminou em sexto na classe e em décimo-primeiro no geral.

Ele voltou para carros esportivos em tempo integral em 2008, dirigindo o protótipo Acura LMP2 pela Andretti Green Racing na American Le Mans Series, mas foi retirado depois da quarta corrida da temporada de 2008.

Ele então mudou-se para conduzir o #16 Pontiac Coyote para Cheever Racing na Rolex Sports Car Series.

Imagens

Posts Relacionados